Skip to main content
Semana da Mobilidade na OAB SP busca conscientizar sociedade sobre impacto da crise climática

Semana da Mobilidade na OAB SP busca conscientizar sociedade sobre impacto da crise climática

Intensificação dos períodos de seca, incêndios nas matas, inundação de áreas costeiras e mortes de recifes de corais, são alguns dos efeitos provocados pelo agravamento da crise climática e que devem se acentuar até 2040, conforme relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Diante do desafio de mitigar esses efeitos no planeta e salvaguardar o futuro das próximas gerações, diversas iniciativas são implementadas em nível global, caso do plano de ação para erradicar a pobreza e promover vida digna dentro dos limites do planeta, chamado de Agenda 2030 da ONU. Alinhada aos objetivos elencados neste documento, a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil promove a Semana da Mobilidade, com eventos nos dias 13 e 15 de setembro.

Com o envolvimento das Comissões de Meio Ambiente, Direito da Energia e Direito Urbanístico, a OAB SP realiza o Encontro sobre Mobilidades e Cidades Sustentáveis, com eixo em quatro objetivos da Agenda 2030: saúde e bem-estar; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; e ação contra a mudança global do clima. No dia 13/09, especialistas e pesquisadores estarão reunidos, no auditório da sede institucional da Ordem paulista, para tratar sobre temas sensíveis nesta seara, como a qualidade do ar, infraestrutura, políticas públicas e desafios da mobilidade limpa. Todos os paineis abordam tópicos que serão relacionados à mobilidade.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem paulista, Glaucia Savin, ressalta que a programação foi pensada a partir da preocupação com o impacto da crise climática sobre a vida de todas as pessoas, bem como com a qualidade de vida nas cidades. “Fazemos este evento sobre mobilidade e cidades sustentáveis para despertar na população em geral, a consciência em relação ao problema que as emissões atmosféricas representam para a cidade. O uso do automóvel como principal modal de transporte impacta diretamente a qualidade de vida, a saúde das pessoas e contribui para a produção de gases responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global”, explica.

As discussões acontecem das 9h00 às 18h00, e serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da OAB SP.

Estudo de caso
O projeto de criar um carro elétrico, com valor acessível, levou dois anos, mas foi concretizado com sucesso pela engenheira eletricista, Aline Gonçalves Santos, de Vila Velha, Espírito Santo. O resulto final é um Fusca, equipado com motor elétrico, com autonomia de 50km e velocidade máxima de 50km/h, e que funciona com baterias de lítio de alta performance. Carregar o próprio veículo na tomada é uma das facilidades da proposta, além de contribuir com o meio ambiente, ao optar por um carro que não tem emissão de carbono. Os desafios e as possibilidades criadas por Aline e que resultaram na start-up “MeuVeb”, serão compartilhadas pela engenheira durante o evento da Semana da Mobilidade na OAB SP.

Sensoriamento remoto
Nesta mesma data (13/09), acontece a medição de gases de escape por sensoriamento remoto. O equipamento, capaz de identificar e medir as emissões veiculares em situações de tráfego real, estará disposto na rua Francisca Miquelina durante todo o dia, com o intuito de verificar a medição de gases dos veículos que passarem pelo local. O sistema possibilita, de forma imediata, identificar os veículos cujas emissões estão dentro dos limites permitidos e aqueles com comportamentos anormais. Este é o mesmo equipamento que identificou a fraude do Dieselgate, como ficou conhecido o escândalo das emissões de poluentes da Volkswagen, ao descobrirem que o veículo Amarok enganava o sistema de testes.

A medição servirá para verificar se as emissões estão de acordo com os limites estipulados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

I Pedala OAB
Um percurso de seis quilômetros marca o I Pedala OAB no dia 15/09. Com saída prevista para às 9h00, o ponto de encontro será no Pátio do Colégio, com um itinerário que passa pela Igreja São Bento, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Praça da República, Largo do Arouche, Caetano de Campo, Biblioteca Mário de Andrade, Câmara Municipal, OAB SP, Tribunal de Justiça, Largo São Francisco e encerramento no ponto de início, no Pátio do Colégio.

Inscreva-se na Semana da Mobilidade aqui: https://bit.ly/2kDbldN

Inscreva-se no I Pedala OAB aqui: http://bit.ly/IPedalaOAB

Serviço
Semana da Mobilidade
Encontro sobre Mobilidade e Cidades Sustentáveis
Data: 13 de setembro, das 9h00 às 18h00
Local: Auditório da Sede Institucional da OAB SP – Rua Maria Paula, 35 (Centro)

Fonte: http://www.oabsp.org.br/noticias/2019/08/semana-da-mobilidade-na-oab-sp-busca-conscientizar-sociedade-sobre-impacto-da-crise-climatica