Mais de 55 mil participaram das campanhas de saúde da OAB / CAASP em 2019
Antes de serem apurados os números finais da segunda etapa da Campanha de Saúde Bucal, as ações de saúde preventiva desenvolvidas pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo em 2019 já somavam 55.501 participações. Nas campanhas realizadas no primeiro semestre, os resultados foram os seguintes: Vacinação contra Gripe – 36.034 pessoas imunizadas; Boa Visão – 4.429 participantes; Saúde Bucal, primeira etapa – 8.500 adesões.
No segundo semestre, a Campanha Pró-Vida, de 16 de setembro a 14 de novembro, atendeu a 2.606 pessoas, entre advogados, advogadas, estagiários e estagiárias de Direito. Um total de 18.932 procedimentos foi efetuado neste ano, entre consultas e exames.
Já a Campanha de Saúde da Advogada, realizada de 1º de outubro a 29 de novembro, foi responsável por 11.664 procedimentos em 3.098 mulheres, entre as quais advogadas, estagiárias, esposas de advogados e filhas com mais de 18 anos.
No caso da Campanha de Rastreamento do Câncer de Próstata, que a OAB / CAASP promoveu de 4 de novembro a 4 de dezembro, as participações – advogados, estagiários de Direito e dependentes com idade a partir de 45 anos – totalizaram 804. Foram efetuados 1.301 procedimentos, entre consultas e exames.
“Os resultados, certamente, são positivos, mas não nos acomodam. O empenho da atual gestão é para ampliar muito mais o alcance das ações de saúde, e para tanto incrementaremos nossas ações informativas sobre a importância de se adotarem condutas preventivas”, afirma a vice-presidente da OAB / CAASP, Aline Fávero, responsável pela área.
Segundo a dirigente, neste ano, em todas as campanhas, as consultas para cada grupo elegível passaram a ter 100% de subsídio da OAB / CAASP. E nos demais procedimentos, como exames laboratoriais e de imagem, o percentual assumido pela Caixa foi significativo.
A esses números somam-se milhares de atendimentos das ações popularmente chamadas de “fura-dedo”, que a OAB / CAASP promove em eventos da advocacia, quando são feitos testes de colesterol, glicemia, hepatite C, pressão arterial e massa corporal – todos gratuitamente.