OAB lança campanha para incentivar o planejamento do voto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quer ajudar a conscientizar a população sobre a importância do voto. Para isso, vai encampar uma ação nacional por meio de suas 27 seccionais. Cada unidade ficou livre para desenvolver ações e mostrar que a eleição é o momento de exercer a cidadania, e que a escolha dos candidatos precisa ser feita com base em informações reais sobre os postulantes aos cargos em disputa neste ano. No Estado, o mote escolhido pela OAB-RS para a campanha batizada de “Vote Consciente” é o planejamento, de acordo com o presidente da entidade Ricardo Breier. O lançamento ocorre nesta quarta-feira (8), às 20h, no Theatro São Pedro.

— Gestamos esse trabalho por cerca de cinco meses. Ouvimos vários setores da sociedade, como imprensa, igreja e líderes comunitários. É um trabalho histórico voltado à conscientização — ressalta Breier.

ma das motivações para fazer a campanha, de acordo com o presidente da OAB, é uma pesquisa do Ibope que relatou que seis em cada 10 cidadãos decide o próprio voto no domingo do pleito. Muitas vezes, selecionando o candidato de maneiras não indicadas, como pegando número de algum santinho nas ruas.

— Notamos que há uma ausência de planejamento do voto. Assim como pensamos em nossas viagens, nossos afazeres, é preciso planejar quem pretendemos eleger. Cresceu ainda o número de brancos, nulos e abstenções — avalia Breier, que complementa:

—O voto é manipulado, comprado, e não podemos permitir isso mais. Os bons políticos perderam espaço para os maus políticos. Então, não sacrifique seu voto! O voto não pode carregar o peso do descontentamento, do fracasso. Temos de mudar essa cultura.

Para levar mais informação ao eleitor e auxiliar na decisão sobre qual candidato optar, além de combater fake news, estão previstas iniciativas variadas em dois momentos: a conscientização (até 31 de agosto) e a instrumentalização dessas ações durante o mês de setembro. Nessa fase, um dos objetivos é mostrar as responsabilidades de cada cargo (deputados estadual e federal, governador, presidente e senador) em jogo nas eleições de 2018.

O site da OAB-RS é uma das ferramentas para tornar públicos os dados que possam ajudar o eleitor. Também deve ser lançado um aplicativo para denunciar irregularidades na campanha. Esse recurso está previsto para agosto, e a ferramenta vai exigir algum tipo de comprovação (foto, por exemplo) para que a acusação seja encaminhada ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

Parceria com escolas, associações, igreja e artistas — como a rapper Negra Jaque, que gravou uma música para a campanha — foram feitas para levar a iniciativa ao maior número possível de pessoas.

Além da população, os advogados também estão na mira da OAB-RS. O órgão vai instruir os profissionais para que tenham cuidado com a procedência de informações que serão compartilhadas em redes sociais.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/eleicoes/noticia/2018/08/oab-lanca-campanha-para-incentivar-o-planejamento-do-voto-cjkk6aakk01es01mu1dfndnve.html