Skip to main content
CAASP inaugura farmácia em Barueri

CAASP inaugura farmácia em Barueri

Finalizado em 2012, quando a entidade tornou-se fisicamente presente em todas as subseções da OAB-SP, o processo de descentralização da CAASP agora cumpre etapas de modernização e aperfeiçoamento. No último dia 11 de julho, foi inaugurada a farmácia da Caixa de Assistência na Casa da Advocacia de Barueri, que já contava com livraria e consultório odontológico. Como nas outras 40 farmácias da Caixa, ali os mais de 2 mil advogados atuantes na comarca poderão comprar medicamentos, produtos de higiene pessoal e cosméticos a preço de custo – no caso dos remédios de uso contínuo, os preços na CAASP chegam a ser 80% menores que os do varejo farmacêutico em geral.

A cerimônia de inauguração da nova farmácia da CAASP contou com a presença do presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, que esteve acompanhado do vice-presidente, Fábio Romeu Canton Filho, e da secretária-geral adjunta da Secional, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos. Pela Caixa de Assistência compareceram o secretário-geral, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, e o diretor Adib Kassouf Sad.

Em seu pronunciamento, o presidente da Subseção de Barueri, Maicel Anésio Titto, declarou: “Hoje é o coroamento de um sonho. Nesta Casa, nós oferecemos aos advogados acolhimento, defesa de suas prerrogativas, cursos, livros, atendimento odontológico e, agora, medicamentos”.

Além dos atuais diretores, estavam ao lado de Titto os ex-presidentes da 117ª Subseção da OAB-SP Laerte Soares (atualmente conselheiro secional da Ordem), José Almir e Frederico Carvalheiro de Mendonça. Vários conselheiros secionais e dirigentes de outras subseções também prestigiaram o evento.

Rodrigo Lyra, em nome de toda a diretoria da Caixa de Assistência, destacou umas das principais atribuições da entidade: “Tratamos de proporcionar ao advogado e à sua família meios de cuidar da saúde”. Nesse sentido, citou, além das farmácias corporativas, as campanhas de saúde preventiva realizadas em todo o Estado, a rede médica, com mais de 4 mil referenciados, e a rede odontológica, dotada de consultórios próprios e credenciados.

O secretário-geral explicou que, antes de pôr uma farmácia em funcionamento, a entidade cumpre rigorosos pré-requisitos legais perante a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), daí a farmácia de Barueri ter sido inaugurada três anos depois de instalados a livraria e o consultório odontológico no local. “As farmácias da CAASP não abrem as portas antes de estarem prontas para prestarem ao advogado o melhor atendimento”, enfatizou.

A farmácia da CAASP em Barueri tem Luciana Fernandes Sousa Serra como farmacêutica responsável.

“É muito difícil encontrar no mercado medicamentos genéricos mais baratos que na CAASP. Trata-se de um benefício concreto para a advocacia”, afirmou Fábio Canton ao discursar. Ex-presidente da Caixa, o atual vice-presidente da OAB-SP disse que, ao desfrutar dos serviços e dos benefícios da entidade assistencial, os advogados podem mensurar, pela dimensão dos descontos, o retorno que lhes dá a anuidade paga à Secional.

Compareceram à solenidade o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, a juíza diretora do Fórum da Comarca, Anelise Soares, e o delegado secional Dejar Gomes Neto.

Renovando compromissos

A união da classe em lutas como a defesa das prerrogativas profissionais e da presença dos advogados em todas as instâncias judiciais, inclusive nos Cejuscs, foi a tônica do pronunciamento do presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, na solenidade de inauguração da farmácia da CAASP em Barueri.

“Renovo aqui nossos compromissos na defesa das prerrogativas da advocacia e na batalha pela presença obrigatória do advogado nas conciliações”, afirmou.

Marcos salientou que, em momentos de crise política como a vivida atualmente pelo país, “a sociedade repousa suas esperanças na nossa classe”. E sentenciou: “A beleza da nossa profissão reside no anseio da sociedade por justiça”.